A Associação beneficente Assistencial Desportiva Imbitubense (ABADI) junto à Academia Boxe Silva, de Imbituba, vem se firmando como ícones no Boxe Olímpico Catarinense e Brasileiro através do empenho do atleta Leandro Moraesm de 16 anos.
O treinador Júlio César da Silva, trabalha com boxe há mais de 20 anos e há três treina mais de 40 crianças e adolescentes, entre 7 a 18 anos, na comunidade do Araçá, um dos lugares mais carentes de Imbituba, chamando a atenção para o esporte e afastando-s das drogas e da criminalidade. Segundo ele, a comunidade oferece muitos riscos para as crianças, devido ao grande acesso às drogas e violência. “Já tive que invadir casas de traficantes, para retirar alunos deste perigo”.
A aluna Andresa da Silva diz que Júlio é um bom professor. “Ele nos ensina a fazer o que é o certo, e tem muita gente que não faz o que ele faz e está no mundo das drogas”. O aluno Richard Moraes, de apenas sete anos, diz que se não fosse o boxe estaria nas ruas. “Eu gosto daqui porque é bom para treinar e se eu não estivesse aqui estaria pedindo esmola”.
Leandro é natural de Criciúma e mora na comunidade Araçá. É o atual campeão de boxe catarinense na categoria 57 quilos. Conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico deste ano em Aracajú, Sergipe, recebendo elogios de importantes figuras do boxe nacional, como o treinador da Seleção Brasileira de Boxe Olímpico, Messias Gomes.
Para o treinador Júlio César, com apenas 16 anos, Leandro é um espelho para os jovens da comunidade e um exemplo de superação pelo esporte. Além dele, a academia revelou mais dois talentos: Fábio Gobbo, atual campeão catarinense na categoria 51 quilos e Gilliard Pires, próximo de conquistar o título na categoria 60 quilos no Campeonato Catarinense de Boxe, que será realizado no próximo mÊs.
Todos os três atletas estão cotados para a final do campeonato estadual, marcado para o dia 19 de dezembro, em Videira. Leandro e Fábio esperam conquistar o bicampeonato na competição.
Júlio acrescenta que a equipe é considerada uma das melhores de Santa Catarina. “Treinando com luvas velhas e somente um saco de areia, conquistamos muitas vitórias, superando nossos objetivos”, comemora.
O treinador é um exemplo de persistência e incentivo. Já vendeu sua moto e um computador para que os jovens pudessem participar de campeonatos. Hoje a equipe recebe apoio da Prefeitura Municipal de Imbituba para o transporte aos eventos. Mesmo assim, precisa de ajuda. “Não temos sede própria, uniforme e além disso, nosso material é bem antigo”, ressalta o auxiliar técnico da equipe Richard May.
O presidente do Conselho Tutelar de Tubarão, Fernando Fernandes Antunes, diz que crianças que sofrem violência em casa, tendem a ser mais violentas na rua, com mais chances de se envolver com drogas e crimes. Através do esporte isto pode ser evitado. Na academia do treinador Júlio é um exemplo. Ensina lições sobre cidadania, a importância de estudar e do bom comportamento, tanto na escola como em casa ou em público. Leandro diz que brigava muito na rua. “Através do boxe, aprendi disciplina, companheirismo, a dividir e respeitar e a diferenciar briga de luta. Hoje não brigo mais”.
Os treinos ocorrem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 19:30 horas, em uma sala cedida pela diretora Mariléia Soares Tomé, na Escola Básica Municipal Deputado Joaquim ramos.